A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema baseado em conceitos Taoístas e energéticos, tão antigo quanto a história da humanidade. O principal conceito que permeia a MTC é o Qi, também chamado de Chi, que é uma forma de energia vital que existe tanto dentro como fora do corpo humano. O qi (Chi) circula no corpo por meio de canais energéticos, chamados de meridianos. Os meridianos formam um sistema parecido com o sistema circulatório, que conecta diferentes partes do corpo, fornecendo qi (chi) para todas elas. Cada meridiano está relacionado com uma função mental, física ou emocional, assim como está associado a um (ou vários) órgão(s) específico(s). Quando o fluxo do qi (chi) pelo corpo humano é interrompido, existe uma alteração nos processos físicos e no estado mental e emocional do indivíduo, que se manifestam em diversas formas de Patologias.

Além dos meridianos, é preciso entender e trabalhar os chamados acupontos (também chamados de Qi Xué), que são pontos situados na superfície do corpo humano, onde o qi dos órgãos internos e dos meridianos fluem e ocorrem as trocas energéticas do homem com o céu e a terra. Quando esses pontos são estimulados, seja por meio dos dedos, de agulhas, entre outras formas, é possível desobstruir os canais energético, fazendo com que o qi (chi) volte a circular normalmente (tanto de forma temporária como definitiva).

Ao longo dos séculos, os chineses desenvolveram diversas formas de tratamento para restabelecer o fluxo do qi (chi) no organismo, fazendo com que o corpo e a mente voltem para seu estado normal de equilíbrio. Entre os principais métodos estão:

 

O Mestre Adilson França é um profundo conhecedor das técnicas de massagem chinesa, acupuntura, cone chinês, ventosa de bambu, chi kung, tai-chi-chiuan e wing chun

Olá, como podemos te ajudar?