Auriculoterapia
Auriculoterapia é a utilização de pontos nas orelhas para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias e atua no âmbito físico, mental e emocional do paciente. Trata-se de um microssistema da acupuntura e esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho etc.
As origens da auriculoterapia se perdem no tempo e fica difícil determinar de onde vieram os primeiros registros. Os egípcios acalmavam algumas dores pela estimulação de pontos no pavilhão auricular. Hipócrates, considerado o pai da Medicina, escreveu no seu livro “Geração” (século IV AC) que cauterizações (pequenas queimaduras localizadas) atrás da orelha podiam curar certos casos de esterilidade (1). Na Índia, antigos místicos recomendavam estimular o crescimento do lóbulo da orelha para se atingir o estado de Nirvana. No século XVII, um médico português de nome Zacutus Lusitanus retomou os escritos de Hipócrates e passou a tratar pela orelha dores de quadril, recorrendo à cauterização. No século XVIII, o famoso Valsalva descreveu uma técnica de tratamento de dores de dente por meio de cauterizações auriculares.
Solicitar Informações
Os chineses a usavam dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), tendo sido seus pontos mapeados por diferentes profissionais que deram origem às cartografias chinesas hoje conhecidas. Elas contemplam aproximadamente 200 pontos auriculares de tratamento localizados em ambas as faces da orelha.