Tai-Chi-Chuan
Taiji Quan ou Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa interna (Neijia). Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Taiji Quan remetem ao Taoismo e à alquimia chinesa. A relação de Yin e Yang, os cinco elementos, o Ba Gua (oito trigramas), o Livro das Mutações (Yi Jing) e o Dao de Jing de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
Solicitar Informações
Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:
– Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong)
– Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang)
– Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai)
O Tai chi tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (Dao Yin) e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem nas grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio. Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da natureza, não apenas na observação dos animais, mas também no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudando pela medicina tradicional chinesa (MTC), revela o Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que se encontra em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de dantian inferior.
Os ideogramas que compõe a palavra Tai Chi Chuan significam:
– Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”;
– Chi significa “energia”, “força”, “poder”, “cumeeira”;
– Chuan significa “punho” ou “arte marcial”.
Portanto, algumas das possíveis traduções literais de Tai Chi Chuan são: “punho da suprema cumeeira”, “punho do limite supremo”, “punho do Tai Chi”, “a arte dos punhos da suprema energia”. Como cada ideograma pode ter mais deum sentido, há outras formas de traduzir o termo além destas.
No Taoísmo, onde o Tai Chi Chuan teve sua origem, o Taichi (Taiji) – suprema cumeeira, limite absoluto ou estado supremo acima das polaridades – tem a conotação filosófica de elevação, sublimação, purificação, resultante entre outros do desenvolvimento de um mecanismo de defesa emocional pelo qual tendências ou sentimentos considerados inferiores se transformam em tendências e sentimentos considerados superiores.
O Tai Chi também simboliza o cosmo e a interação dos princípios energéticos Yin e Yang (que estão em constante mutação), sendo conhecida a sua representação através do diagrama Taijitu, também chamado de TeiGi e, como é mais conhecido no ocidente, símbolo de Yin-Yang.
Tai-chi-chuan (estilo Yang).
Aulas: Terça e quinta – às 6h30 / Segunda e quarta – às 19h30.
Venha conhecer e fazer uma aula experimental!